segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A MÚSICA COMO ATIVIDADE NO PROINFO









    
TEMA: VIVA A DIFERENÇA! 

Quem disse na aula de informática não podemos cantar.

Objetivo da atividade:
Essa atividade foi com o objetivo despertar nas crianças as diferenças que cada um tem;
Cada  pessoa é única e precisa ser valorizada como é;
Levantar questionamentos, levando eles a pensar:  _ você já imaginou se todo mundo fosse igual, pensasse igual, tivesse apenas uma opinião para determinado assunto, etc, deixar que eles também façam seus questionamentos.
Cada um enxerga as coisas a sua maneira.
Despertar o interesse por músicas que não conhecem desafiando-os a aprender a letra e também interpretar o que está sendo cantado.

A diferença é o que nos une. Como é bom ser diferente. Ser diferente é normal.
A música promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o fatos do nosso dia a dia. 

A música está presente em nosso cotidiano desde a antiguidade e exerce grande influência nos indivíduos, pois sempre estará associada à cultura e as tradições de um povo e de sua época. Ao longo do tempo essas preferências musicais podem se alterar devido ao desenvolvimento tecnológico e grande influência que os meios de comunicação têm na sociedade.

A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] De expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento.
 (Rosa, 1990).







SEMANA DE 02 A 06 DE OUTUBRO DE 2017


OUTUBRO
SEMANA DE 02 A 06 DE OUTUBRO DE 2017
PROFESSORA PRISCILA – PERÍODO DA TARDE

Projeto “FAMÍLIA NA ESCOLA"

 Público alvo:  Alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e comunidade escolar

Justificativa:
A família é o  ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.  Há crianças e adolescentes que vivem com o pai e com a mãe; outros, moram só com o pai ou com só a mãe; há ainda aqueles que são criados pela avó ou que residem com a mãe, o padrasto, os meio irmãos,  tem também os filhos adotados. Este tema visa promover  a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola   este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

Objetivo Geral:
  Propiciar e promover eventos entre   à criança, a escola e a família   para reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, criando vinculo e fortalecendo o relacionamento entre as pessoas de sua família, com a escola  e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividades  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares.

Objetivos específicos em sala de aula;
- Reconhecer e valorizar os membros da família;
- Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
- Identificar e registrar os dados sobre sua vida;
- Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
-  Identificar as pessoas de sua família e a profissão de cada uma;
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família;
- Construir gráficos com o número de membros de cada família e fazer as comparações com a turma;
- Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas sabendo ouvir e respeitar os outros;
 - Orientar  as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na escola);
- Promover eventos entre as famílias e a escola para que os vínculos se fortaleçam;
- Realizar uma exposição dos materiais confeccionados durante o projeto

 DESENVOLVIMENTO EM SALA DE AULA
- Conversação; conversar sobre as semelhanças e diferenças de cada um,  se aprofundando no assunto eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe um modelo de família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família.
- Fazer uma pesquisa em casa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e comparados durante as atividades;
- Faremos uma roda para discutirmos o resultado de nossas pesquisas em casa, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.
- Ouvir e trabalhar a música “Gente tem Sobrenome” do TOQUINHO
- Construir um livro (caderno) da história de cada um..”Eu sou assim”;
- Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
- Confecção de bonecos, representando o EU.
Sugestão de filmes Matilda, O Jardim Secreto, A Famìlia Do Futuro, A Famìlia Buscapé, O Rei Leão e outros. De outras épocas como   Flinstones e os Jetsons.
- Cantigas e músicas sobre a família;
- Visitar  a casa dos avós de uma criança, ou convidar uma avó para vir a escola.
- Organizar espaços para brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
- Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos, horário para assistir televisão etc..sugerir que comparem se há atividades comuns a todas as famílias. Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
- Dramatizar as profissões dos pais, utilizando roupas e acessórios trazidos pelas crianças que represente a profissão, podendo fazer um desfile também;
- Conhecer os papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família;
- Resgatar através de histórias o valor da família;

- Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças; fazendo um desenho;
- Fazer a árvore genealógica de cada criança a partir da pesquisa;
- Construir painéis com gravuras dos diferentes tipos de família;
- Assistir filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
- Elencar tipos variados de formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
- Histórias; contadas com diversos recursos e em espaços diferentes como:
"As famílias do mundinho"  você encontra exemplos de famílias diversificadas, ou seja de tamanhos diferentes, de cores diferentes, com manias diferentes e etc.
Ingrid Biesemeyer, autora mostra que cada família é de um jeito, mas o amor é sempre igual, e que respeitando as diferenças é possível ser feliz. As ilustrações são grandes, criativas e atrativas, vale a pena conferir.
- Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos. Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.

 DESENVOLVIMENTO NO DIA 07/10/17
ABERTURA: apresentação profª  Scheila
Apresentar aos pais o Ideb da Escola;
Apresentar a caixa de criticas e sugestões;
Relato da profissão de um pai;
Apresentação de algumas músicas, que foram cantadas durante as duas últimas semanas com a Profª Priscila.

        Durante esta semana estarei  trabalhando com os alunos da Educação Infantil, 1º ano, 2° ano e 3° ano, algumas músicas sobre a família. Despertando a importância de se ter uma família. Valorizando como é bom ter com quem contar. No sábado os alunos do período da tarde vão cantar as músicas que aprenderam durante essas duas semanas.


MÚSICAS TRABALHADAS:

*FAMÍLIA - TITÃS

*A MINHA FAMÍLIA - EXALTASAMBA

*TREM BALA - ANA VILELA

*ESPERANDO NA JANELA - COGUMELO PLUTÃO

*AMOR NÃO FALTAR - BRUNO E MARRONE